Por que estamos convidando atletas para o julgamento técnico?

Porque um iniciante no esporte ou mesmo quem vem treinando e quer evoluir, receber uma avaliação de quem sabe, conhece bem os fundamentos, tem uma reputação, é um fator motivacional para continuar.

Quando criamos a Copinha Virtual de Salto Clube do Hipismo, tivemos como meta criar um evento que possibilitasse a todos atletas e hípicas participarem, com qualidade e treinarem durante a pandemia.

Para viabilizar temos os desenhadores de pistas credenciados pela CBH, a plataforma tecnológica, o trabalho de backend, tudo está sendo feito sem qualquer custo, com foco de movimentar o esporte.

Já há tempos temos observado que existem muitos atletas que são fundamentais para evolução do nosso esporte, mas desconhecidos, temos uma falta de ídolos.

Com isso criamos o julgamento técnico que tem 50% do valor dos pontos a serem conquistados pelo competidor que será julgado e receberá dicas do atleta.

Ao longo das etapas temos observado a importância que os competidores dão a esse julgamento, para implementar as dicas junto com seus técnicos.

Hoje temos em média entre 40 a 50 pistas, a media que elas nos são enviadas, levantamos para a playlist do YouTube da etapa e já ficam disponíveis para avaliação.

Existe uma ficha de avaliação técnica que personalizamos por atleta convidado, veja o exemplo no final desse post.

O julgamento técnico é composto de 5 itens:

Cadência / ritmo *

Traçado *

Atitude *

Posição *

Linha *

A avaliação é até 3 estrelas:

Critérios das estrelas com base em cada fundamento

* – tem que melhorar

** – bom, mas tem que acertar alguns pontos

*** – correto dentro dos conceitos da equitação

O julgamento se dá pelo atleta convidado assistir ao vídeo enviado e com base nele avaliar os fundamentos.

Normalmente sugerimos uma avaliação técnica realista e terminando com um incentivo.

Copinha Virtual Clube do Hipismo